A ação fez parte das atividades comemorativas do Dia Mundial do Serviço Leonístico, celebrado no dia 8 de outubro. O Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde teve por meta realizar 1 milhão de exames, no mês de outubro, em 1.200 cidades de todo país. Ele contou com a participação dos 1.603 Lions Clube do Brasil.
Em Passo de Torres, o Mutirão da Saúde foi realizado com empenho especial da presidente do Lions, Maria Vani Xavier Dipe Anga, que esteve presente nas quatro escolas. “Fomos muito bem recebidas pelas direções e professoras das escolas, que nos ajudaram a realizar esses exames preventivos”, destacou Maria Vani.
Segundo a presidente do Lions, vários problemas foram detectados, principalmente de visão, e os pais desses alunos receberam a orientação de levar seus filhos a um médico especializado. “Os pais precisam se conscientizar que o exame de vista é muito importante, pois a falta de visão interfere na aprendizagem do aluno”, salientou Maria Vani. O alto índice de crianças com pressão alta também surpreendeu às integrantes do Lions Passo de Torres.
As escolas atendidas são: Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Rodrigues da Silva, Escola Estadual Governador Ildo Meneghetti, Escola Municipal de Ensino Fundamental de Vila Nova, Centro de Atendimento Especializado Diego Dipe Anga (CAEDDA) da APAE Passo de Torres.
Confira os números dos atendimentos
Teste de acuidade visual: 404
Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Rodrigues da Silva: 130
Escola Estadual Governador Ildo Meneghetti: 62
APAE (CAEDDA): 16
Escola Municipal de Ensino Fundamental de Vila Nova: 196
Aferição de Pressão arterial: 168
Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Rodrigues da Silva: 120
Escola Estadual Governador Ildo Meneghetti: 48
Índice de Massa Corporal: 22
Centro de Atendimento Especializado Diego Dipe Anga (CAEDDA) da APAE Passo de Torres: 22