quinta-feira, 20 de março de 2014

Dia Internacional da Síndrome de Down


O dia 21 de março é uma data importante, pois é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. 
A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para você ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, UM tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar.

Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida, o que permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para os portadores. Mas, infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.

O dia 21 de março foi escolhido pela associação “Down Syndrome International” para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).

As pessoas com síndrome de Down enfrentam muitas vezes o estigma, a segregação, a violência física e psicológica e a falta de igualdade de oportunidades. 
Com o apoio e oportunidade adequados, todos os indivíduos que vivem com a Síndrome de Down podem atingir seu potencial, gozar de seus direitos humanos em condições de igualdade com os outros e dar uma contribuição importante para a sociedade. Devemos, portanto, intensificar os nossos esforços para criar condições de capacitação que permitam a participação significativa de pessoas com Síndrome de Down.


Gostaríamos de homenagear a todas pessoas com Síndrome de Down através de nosso companheiro Diego Dipe Anga, que é um exemplo de que é possível ter uma vida com dignidade, muito amor de seus amigos e familiares e ser respeitado e incluído na sociedade, pois ele  participa ativamente de nossas atividades do Lions Passo de Torres.