quinta-feira, 17 de abril de 2014

Apae festeja a Páscoa com seus alunos


O Lions Clube de Passo de Torres, colaborou com a festa da APAE  de Passo de Torres, que aconteceu no dia  16 de abril de 2013 das 13h às 16h30min. A festa da Páscoa para os alunos atendidos pela entidade, foi realizada com muito amor e carinho, pelos professores, coordenadora pedagógica, técnicos e funcionários.  Após tomarem um delicioso suco com uma torta de chocolate preparada pela merendeira, os alunos continuaram se divertindo e em seguida a coelha da Páscoa, distribuiu presentes.  
Foi uma tarde gratificante e emocionante para todos. 
"Fica aqui os nossos agradecimentos à todos que trabalharam para que essa festa fosse realizada, pois essa parceria é muito importante", salienta o presidente da APAE, Nilson Rodrigues da Silva.
Cerca de 25 alunos participaram das atividades. 
Segundo a presidente do nosso Clube, Maria Vani, a atividade teve seu objetivo alcançado. “Muito lindo ver o sorriso dos alunos, valeu a pena a parceria”.
Representando a coelha tivemos a professora Marilene de Souza.
Segundo a secretária responsável, Janieri Miranda, todos os anos a Apae comemora esta data.“Como a Páscoa simboliza o renascimento e renovação, o objetivo, é trazer esse espírito para que eles possam entender”.
Maria Vani ainda ressaltou que, para a APAE, é muito importante esse tipo de atividade com os alunos, porque as professoras e diretora,   através de brincadeiras passam para seus alunos o significado real do simbolismo da Páscoa.
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.







Nenhum comentário: