quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

                          

O dia 02/04 foi decretado desde o ano de 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
O Autismo é a Síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros.
Os primeiros sinais do transtorno costumam aparecer até os dois anos de vida. Dificuldade de interação social, atraso no desenvolvimento da fala e comportamento repetitivo são os principais deles. Diante dessas características, os pais não devem hesitar em procurar um especialista: o ideal é que o diagnóstico seja feito até os três anos de idade.
Em crianças, o Autismo é mais comum que câncer, AIDS e o Diabetes.
No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.
Dificuldade de entendimento e de aceitação das regras sociais e falta de interesse por assuntos do dia a dia são alguns deles.
Os sintomas do autismo normalmente permanecem com a pessoa durante toda a sua vida. Uma pessoa pouco afetada pode parecer apenas um tanto diferente e ter uma vida normal. Uma pessoa gravemente afetada pode ser incapaz de falar ou cuidar de si mesma. A intervenção precoce pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento da criança. A maneira como seu filho age e se comporta atualmente pode ser muito diferente de como ele agirá e se comportará no futuro.
                               

No Brasil, o diagnóstico do autismo oficial é organizado pelo CID-10, código internacional de doenças, décima edição. No entanto, é importante saber que o diagnóstico do Autismo e de outros quadros do espectro são obtidos através de observação clínica e pela história referida pelos pais ou responsáveis. Assim, não existem marcadores biológicos que definam o quadro. Alguns exames laboratoriais podem permitir a compreensão de fatores associados a ele, mas ainda assim o diagnóstico do autismo é clínico.
E, para aprenderem um pouco mais sobre este universo, hoje profissionais da Apae do Passo de Torres, como a Psicopedagoga Ana Lúcia Tolentino, a professora de Artes Dagilverle de Freitas, a Psicóloga Neuza Aristides, a Fonoaudiologa Ana Mara Martins e o Fisioterapeuta Luis Gustavo Oliveira,foram participar do Seminário Descentralizado de Estudos sobre o Autismo, em Criciúma. 
Luis Gustavo Oliveira, Dagilverle de Freitas, Neuza Aristides, Ana Lúcia Tolentino e Ana Mara Martins
                     

Neuza Aristides, Ana Lúcia Tolentino e Ana Mara Martins
                    


Nenhum comentário: