quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Projeto Fuxicando...

No mês de outubro, o Lions Clube Passo de Torres lançou o Projeto Fuxicando, como parte das comemorações de um ano de atividades comunitárias e pelo Dia Mundial do Serviço Leonístico (8/10). Nosso clube foi fundado no dia 21 de outubro de 2009.
O Projeto Fuxicando consiste em oficinas de artesanato tendo como base a confecção de fuxicos e flores de tecido para a elaboração de bijuterias, decoração de bolsas, roupas e chapéus e elaboração de peças decorativas para a casa. As oficinas são gratuitas e abertas às mulheres da comunidade, sem necessidade de inscrição. Os encontros acontecem sempre nas quartas-feiras, das 14h às 17h, no Condomínio do Artesanato, localizado no Centro de Passo de Torres.
O que é aprendido nas oficinas pode se tornar fonte de renda das famílias. Os encontros também servem para fazer novas amizades. “É divertido, estimula a criatividade e é uma terapia ocupacional”, comenta a 1ª vice-presidente do Lions, Iracema Bertani.
Tulipas de tecido
Nas oficinas do Projeto Fuxicando foram confeccionadas 65 tulipas de tecido para serem as lembranças da Assembleia Festiva de um ano do LC Passo de Torres e da Visita Oficial do governador Celito Schlickmann. Escolhemos as cores lilás e roxo, pois nosso clube é feminino e adotou essas cores no uniforme. Elas fizeram sucesso!

Para fazer as tulipas cortamos retângulos de 7x13cm, costuramos a lateral e fechamos um dos lados com a técnica de fuxico. Enchemos com manta acrílica e fechamos a parte de cima com uma pequena pérola. Para o caule utilizamos palitos de crepe ou churrasquinho pintados de verde com tinta acrílica e a folha foi recortada em feltro.

As tulipas foram colocadas em taças de cristal que continha sepilho (maravalha/serragem) e enfeitaram as mesas. Um buquê de tulipas de tecido também deu charme à mesa diretiva

Quem nos ensinou a fazer as tulipas foi a artesã Silésia Grings, que é voluntária amiga do Lions.























2 comentários:

Anônimo disse...

Realmete se não fosse o carinho da Lesi para com o clube, com sua dedicação e paciência nos ensinando a produzir essas lindas tulipas. Valeu muito!!!
Um abraço
Ana Cristina Schardosim

sgpatchwork.blogspot,com disse...

Oi!
Quem sabe deve repassar para quem não sabe. É dessa forma que tudo se perpetua.
É um prazer ensinar e depois ver o resultado. Ficou muito lindo, estou orgulhosa.
Bjos.
Silésia ou se quiserem Lési