sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Outubro Rosa- Conscientização sobre o Câncer de Mama

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.
 A luta contra o câncer de mama tem, durante todo esse mês, atenção especial quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento.
O movimento busca alertar sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. O seu nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo. Só no Brasil, no ano de 2010, foram 12.852 vítimas da doença e em 2011, 13.225. Como forma de alertar as mulheres para a detecção precoce da doença, durante todo este mês, batizado de - Outubro Rosa -, várias ações voltadas ao público feminino vão acontecer no País.
A campanha é internacional e acontece simultaneamente em vários países. No Brasil, como forma de adesão, vários prédios, repartições públicas, entre outros, mostram seu engajamento se vestindo de ‘rosa’. 
O objetivo do  Outubro Rosa é também alertar ao público feminino para o autoexame, o que pode diminuir os riscos e garantir a cura, diante da detecção inicial da doença.
Embora o câncer de mama seja um dos tipos de câncer mais comuns em todo o Brasil, de acordo com os especialistas, a medicina evoluiu bastante nos últimos anos e as chances de cura da doença, se diagnosticada ainda no início, são significativas. E é por este motivo que a conscientização é tão importante.
De acordo com o Ministério da Saúde, além do autoexame, toda mulher com mais de 40 anos também deve fazer o exame de mamografia, todos os anos. Já quem tem casos de câncer na família deve realizar o exame um pouco antes, a partir dos 35 anos.


Nenhum comentário: