sexta-feira, 26 de julho de 2013

As definições de um Lions Clube

Freqüência
Os clubes devem se reunir regularmente e recomenda-se que se reúnam pelo menos duas vezes por mês. Todos os associados ativos são incentivados a comparecer regularmente a estas reuniões. Os associados que mantêm freqüência perfeita durante o ano fiscal podem receber um prêmio defreqüência anual 100%. Se um associado perder uma reunião, ele tem a oportunidade de compensar a falta comparecendo a uma reunião de diretoria do clube, a uma reunião de região ou de divisão, a uma reunião de outro clube ou a uma reunião de comissão de clube. O secretário do clube tem todas as informações referentes às normas para compensação de faltas.
Convidados às Reuniões
As despesas de refeições dos convidados a reuniões do clube são geralmente pagas pelos Leões que fizeram o convite, a menos que haja um acordo prévio para que todo o clube absorva as despesas, caso que pode ocorrer, especialmente quando se tratar de um orador ou possível novo associado. O convidado deve ser apresentado por um Leão na ocasião em que forem feitas as apresentações gerais.
Quotas
Os clubes cobram uma taxa de admissão e uma quota anual de seus associados e as utilizam para cobrir gastos administrativos e para pagar as quotas internacionais e distritais.
De preferência, as quotas distritais do clube devem ser cobradas mensalmente de cada associado.
Os clubes por sua vez pagam anualmente uma quota "per capita" e a taxa para o fundo da convenção de Lions Clubes International referente a cada um de seus associados. Os clubes são cobrados semestralmente em 1° de janeiro e 1° de julho.
Orçamentos do Clube
Os clubes mantêm dois orçamentos separados: um administrativo e um para atividades. Os fundos para financiamento de atividades devem ser separados dos fundos para cobrir despesas administrativas. Tais recursos, os quais são angariados através de campanhas especiais promovidas pelo clube junto ao público, somente são utilizados para atender às necessidades comunitárias. O orçamento administrativo é o que financia as despesas de funcionamento do clube. Na sua maior parte, este fundo vem das quotas pagas pelos sócios.
Dirigentes e Diretoria
Um Lions clube é dirigido por uma diretoria a qual é normalmente constituída por um presidente como seu principal dirigente executivo, ex-presidente imediato, três vice-presidentes, secretário, tesoureiro, diretor social, diretor animador, quatro ou mais diretores vogais, um diretor de sócios e um coordenador de núcleo (se houver). Os dirigentes são eleitos anualmente para um mandato que coincide com o ano fiscal da associação (1° de julho a 30 de junho), enquanto que os diretores vogais são eleitos para um mandato de dois anos. A diretoria se reúne normalmente uma vez por mês.
Presidente
O presidente é o principal dirigente executivo do clube e preside todas as reuniões do clube e de diretoria. O presidente convoca as reuniões regulares e extraordinárias de acordo com os regulamentos e procedimentos do clube, planeja a agenda e assegura que a situação da atividade de cada comissão seja relatada. O presidente também é responsável pela convocação, notificação e realização de eleições. O presidente colabora com o comitê assessor do governador de distrito, como membro ativo do mesmo, na divisão à qual o seu clube pertence.
Secretário
Sob a supervisão e direção do presidente e da diretoria, o secretário atua como o elemento de ligação entre o clube, o distrito e a sede internacional. Suas responsabilidades incluem o envio regular de informes mensais, manter os registros do clube e enviar os extratos financeiros para os sócios do clube.
Tesoureiro
O tesoureiro é responsável por todos os assuntos financeiros do clube. Suas responsabilidades incluem receber todas as somas e pagar as contas do clube, manter registros financeiros do clube, preparar e submeter extratos financeiros.
Diretor Social
O diretor social tem a seu cargo os objetos de propriedade do clube.
Suas responsabilidades incluem ser responsável pelos objetos de propriedade do clube tais como bandeiras, estandartes, sino, martelo, etc., servir como oficial de ordem nas reuniões e distribuir boletins, circulares e impressos durante as reuniões do clube.
Diretor Animador
O diretor animador promove a harmonia, o bom companheirismo, a animação e o entusiasmo nas reuniões, por meio de jogos e brincadeiras apropriadas e da imposição criteriosa de multas aos Companheiros do clube que não estiverem portando o distintivo. O diretor animador não pode ser multado a não ser pelo voto unânime de todos os associados presentes. Todo o dinheiro arrecadado pelo diretor animador deve ser entregue imediatamente ao tesoureiro.
Diretor de Associados
O diretor de associados serve como presidente da comissão de associados. As atribuições deste cargo são desenvolver um programa de aumento de associados, implementar procedimentos apropriados de recrutamento e conservação de associados e preparar e implementar sessões de orientação.
Eleições
Todos os dirigentes do clube são eleitos anualmente. Os candidatos a dirigentes e diretores do clube são escolhidos durante uma reunião que se realiza em março. O presidente em exercício nomeia uma comissão formada por ex-presidentes, a qual, durante a referida reunião, propõe aos associados do clube os nomes dos candidatos aos vários cargos. Os associados presentes à reunião poderão, na oportunidade, propor nomes de candidatos aos cargos a serem preenchidos. A eleição final é realizada em abril de cada ano. O mandato começa em 1° de julho.
Para assegurar a continuidade nos esforços de aumento de associados do clube, a eleição dos membros da comissão de associados é um pouco diferente. Todo clube deve eleger uma comissão de associados composta de três membros, isto é, um membro, um vice-presidente e um presidente o qual, automaticamente passa a fazer parte da diretoria do clube. Depois do primeiro ano, apenas um Leão é eleito para substituir o membro da comissão que passa ao cargo de vice-presidente, enquanto que o vice-presidente passa a ocupar o cargo de presidente e diretor de associados. O membro remanescente da comissão se torna o vice- presidente e um novo Leão é eleito para preencher a vaga.
Comissões
Os projetos e atividades do clube se originam e são liderados por comissões do clube sob a supervisão de um presidente de comissão. Em geral, o presidente do clube nomeia o presidente e os membros das comissões. Há duas classificações gerais de comissões de clube: administrativa e de atividades.
Comissões Administrativas
As Comissões Administrativas incluem: Freqüência, Estatutos e Regulamentos, Convenções, Finanças, Informática, Preparação de Líderes, Aumento de Associados, Instrução Leonística, Programas, Relações Públicas, Editor do Boletim, Recepção e Festas e Eventos.
Comissões de Atividades
As comissões de atividades são criadas para atender a necessidades específicas da comunidade, bem como para oferecer apoio para serviços internacionais.
As comissões de atividades incluem: Desenvolvimento Juvenil, Conscientização Acerca de Diabetes, Conservação da Visão e Trabalho com os Cegos, Conservação da Audição, Logopedia e Trabalho com os Surdos, Meio Ambiente, Leo Clube e Castores, Intercâmbio Juvenil, Relações Internacionais. Os clubes também podem indicar comissões para diversas outras atividades tais como Civismo, Pró-Educação, Saúde e Bem-Estar e Acampamentos Internacionais de Jovens.
Os presidentes de cada comissão convocarão reuniões periódicas dos seus membros e são frequentemente convidados a comparecer às reuniões de diretoria para relatar o progresso aos dirigentes e diretores do clube. Os vice-presidentes também comunicam estas atividades ao quadro social.
Calendário do Clube
A comissão de programas é encarregada de manter o calendário dos eventos. Este calendário ajuda os sócios a se lembrarem de datas importantes.
Comunicações do Clube
O boletim do clube é um instrumento vital de comunicação. Muitos clubes também têm um site na Internet. Os associados são incentivados a ler cada edição do boletim do clube e a visitar o site regularmente para que se mantenham informados sobre as atividades do clube.
Prêmios
Há diversos prêmios disponíveis para os associados em nível de clube para prestar reconhecimento a atividades de serviço e a iniciativas de associados. Estes prêmios incluem:
Prêmio de Extensão concedido pelos esforços extraordinários na formação de novos Lionsclubes.
Prêmio Anual de Aumento de Associados ao recrutar três ou mais Associados em um ano.
Prêmios Chave concedidos pelo recrutamento de associados de qualidade.
Freqüência 100%: Reconhece a freqüência perfeita.
Chevrons: Concedidos pelo tempo de afiliação.
Muitos clubes também têm os seus próprios programas de prêmios para prestar reconhecimento a realizações extraordinárias de seus sócios, assim como o fazem os distritos e distritos múltiplos.
Além disso, os líderes de clube fazem jus a uma variedade de prêmios em reconhecimento aos seus esforços, tais como o Prêmio de Excelência de Presidente de Clube.
* texto referência do site www.instrucoesleonisticas.jor.br

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