terça-feira, 23 de julho de 2013

Significado do Sino e do Martelo

Uma pergunta que normalmente fazem os leões novos e aqueles que participam pela primeira vez de reuniões de um lions clube como convidados é qual a origem e significado do sino e do martelo no leonismo?
A resposta pode parecer um tanto óbvio, mas não é. O sino serve para chamar atenção dos associados e o martelo para bater no sino.
Será só isso?
Cabe a todo leão exercer uma atividade dentro do organograma do clube, da associação do distrito e assim por diante.
Um cargo que na verdade deve ser como um "encargo", é o de presidente do clube, pois sobre ele recai a responsabilidade de manter o clube unido pelos laços do companheirismo e da amizade desinteressada. Em qualquer reunião do clube o presidente é a maior autoridade distrital, é ele quem inicia ou encerra esta reunião, é ele quem pede silêncio, exercendo sua autoridade com o auxilio do sino.
Quando o sino é acionado significa que todos devem fazer silêncio e prestar atenção, porque algo de muito importante está  ou estará ocorrendo.
Em resumo, a função do sino é chamar a atenção.Todavia, o sino, de forma extremamente íntima está ligado ao martelo, um dos mais importantes, senão o mais importante instrumento utilizado por um dirigente de um lions clube.
O martelo, ou "malhete" que é a denominação correta deste instrumento de trabalho dos dirigentes de um clube de lions, é o símbolo de toda autoridade e do poder conferido por Deus aos governantes desde os faraós  do antigo Egito  à extinta união soviética, o malhete ou martelo, é utilizado como a insignia do governo.
O termo malhete tem origem no inglês"gaciel" provindo da palavra "gable" que significa espigão, nome mais ligado a forma  do martelo propriamente  dito, do que  ao duplo machado ou acha antiga a que era associado.
Quem impunha o martelo ou malhete de dirigentes de qualquer instituição, está empunhando o insignife de governo, a insignia de ascendência  a todos a que lhe são subordinados, a todos que estão sob sua direção.  Isto significa tanto o juiz, aos leiloeiros, ao dirigente maçon, ao presidente de um clube rotário e de modo igual ao presidente de um clube de leões.
Essa é pois a grande simbólica importância de malhete empunhado pelo dirigente durante as reuniões de um clube de lions.

O Colar é tradição que o mestre de cerimônias receba das mãos do presidente e use ao pescoço, enquanto desempenha suas funções, um colar, chamado de "mestre de Cerimônias". O mestre de cerimônias deve seguir rigorosamente o roteiro que lhe for entregue se abstendo de quaisquer comentários ou improvisos, passando a palavra para os diretores e outros nele contidos.

A bem da ordem, o Presidente é o único que concede a palavra, nas reuniões. O Mestre de Cerimônias, ao devolver o colar, não deve dizer que devolve a palavra ao presidente mas o colar, com seus agradecimentos,

O estandarte é  a simbologia que materializa a história os princípios e os métodos leonísticos. 

 *Baseado no texto de Waldemar Albegretti, advogado e ex-secretário de Estado da Justiça do Paraná e produtor rural.

Nenhum comentário: