quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mutirão Ambiental


O surgimento de iniciativas que buscam cuidar da natureza é uma resposta a uma série de problemas existentes no mundo como poluição das cidades, do ar e de recursos hídricos como rios, lagos, lagoas e oceanos. Para reduzir os danos causados pelos crimes ao meio ambiente, algumas atitudes simples para que cada um possa fazer a sua parte é adquirir hábitos sustentáveis simples e eficientes.
Foi pensando nisto, que hoje dia 19 de dezembro, os associados do Lions Passo de Torres realizaram um Mutirão de limpeza às Margens do Rio Mampituba. Tendo como slogan Não jogue lixo no Meio Ambiente. Reduza. Reutilize. Recicle. 
 Os integrantes do clube preocupados com o meio ambiente  procuraram pela segunda vez realizar  esta ação para  sensibilizar a comunidade. Eles percorreram a margem do Rio Mampituba, no lado catarinense, da ponte de integração com o município de Torres(RS) até próximo ao mar e encontraram muito lixo abandonado, que foi recolhido.
Os voluntários usaram luvas descartáveis doada pela Secretaria Municipal de Saúde. As sacolas biodegradáveis foram adquiridas pelo próprio clube.
Este lixo foi deixado em terminais de coleta da Prefeitura Municipal.
É triste ver tanto lixo espalhado em pleno centro da cidade. Passo de Torres é um município com grande potencial turístico e a comunidade precisa colaborar e não largar lixo no chão, poluindo nossas belezas naturais.
Segundo nossa presidente Maria Vani, se cada um fizer a sua parte e cuidar das proximidades de sua casa ou estabelecimento comercial, teremos uma cidade mais limpa e bonita e a certeza de um futuro melhor.
Basta você realizar a separação correta do lixo orgânico, latas de alumínio, papéis e metais para tornar possível o processo de reciclagem. É possível fazer em casa a transformação do papel usado em reciclado, ou mesmo utilizar materiais orgânicos, como restos de alimentos e bagaços, como adubo em jardins e hortas caseiras. Dessa forma, você economiza com fertilizantes e ainda diminui a quantidade de lixo a ser descartado.
Vamos nos unir.
Colabore com o defensor do meio ambiente, cuidando das nossas ruas e praças.
Nunca jogue lixo no chão! Caso não encontre uma lixeira próxima, guarde-o com você até encontrar o local adequado para descartá-lo.
Coloque sempre o lixo na lixeira. O meio ambiente agradece.     
A preservação ambiental depende de cada um de nós. Se você começar a agir agora mesmo, estará fazendo sua parte para preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário: