domingo, 24 de novembro de 2013

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil


A Galinha Pintadinha entrou nesta campanha e colocou um lencinho para apoiar a causa
Em 2008, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 11.650 que institui o DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTIL a ser comemorado anualmente no dia 23 de novembro.
                                                    
No Brasil, cerca de 11.500 casos de câncer infantil são diagnosticados por ano. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que 70% deles sejam curados graças ao diagnóstico precoce e tratamento adequado. “As crianças não são coitadinhas, mas vencedoras: essa é a imagem que queremos passar”, explica o oncologista Sergio Petrilli, fundador do Graacc. Ele conta que é importante lembrar às crianças que, mesmo sem cabelo, elas são admiradas.
A turma da Mônica também apóia esta causa
                                 
Ninguém quer acreditar que uma doença tão forte e traiçoeira como o câncer possa alcançar um ser tão pequeno e frágil quanto uma criança. Por esse motivo a surpresa e o desespero da maioria dos pais, ao se deparar com tal diagnóstico. Felizmente, as pesquisas sobre o assunto vêm se desenvolvendo a passos largos e hoje o câncer infanto-juvenil já pode ser vencido, se diagnosticado a tempo.
O câncer em crianças tem mais chances de cura do que em adultos, desde que o diagnóstico seja rápido. A maioria dos casos é de leucemia, linfoma e tumores no sistema nervoso central. Mas os sintomas são semelhantes aos de doenças próprias da infância. “Gânglios no pescoço parecem ser inflamação na garganta, mas podem ser um linfoma”, exemplifica os especialistas. Eles contam que é importante lembrar às crianças que, mesmo sem cabelo, elas são admiradas.
“As crianças não são coitadinhas, mas vencedoras: essa é a imagem que queremos passar”, explicam os oncologistas.
É importante, portanto, estar atento ao aparecimento de sintomas que podem ser sinais da doença. Quanto mais cedo for a procura pelo tratamento médico, maiores serão as chances de cura. 
Procure um especialista caso seu filho apresente: perda de peso; manchas roxas e sangramento pelo corpo, crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local;  vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio; caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; palidez;  febre prolongada, sem causa identificada; dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços.
 Lembre-se de que o tratamento do câncer começa com um diagnóstico correto. Ao avaliar o caso da criança, o médico solicitará os exames laboratoriais e de imagem necessários para avaliar o estado de saúde do paciente e identificar o problema. O tratamento deverá, sempre ser feito em local especializado e compreende três modalidades principais: quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Além dos medicamentos, é indispensável para a cura a participação e o apoio de familiares e amigos. O bem-estar e a qualidade de vida dessas estão em primeiro lugar.
O Menino Maluquinho não ficou de fora desta campanha
                               
Mais do que o próprio sofrimento provocado pelos tratamentos e subsequentes efeitos da quimioterapia, causa-me imensa dor saber que  seres humanos tão pequeninos , passam por tamanha crueldade. Aos pais desejo muita força pois vale a pena acreditar, destaca nossa presidente .
Parabenizamos a todos os voluntários, enfermeiros e profissionais de saúde que todos os dias se dedicam e lutam à essas crianças e suas famílias, e não esquecem de levar amor, luz e esperança para todos.
Se você apóia a prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença, compartilhe essa informação. 



.

Nenhum comentário: