domingo, 24 de novembro de 2013

Novembro Azul

                         

Depois da campanha 'Outubro Rosa', de combate do câncer de mama, chega o 'Novembro Azul', mais uma campanha de conscientização direcionada, dessa vez, aos homens. O alvo agora é o combate ao câncer de próstata.
Este mês, é comum ver laço azul em destaque nas camisas, paletós e também em praças e fachadas de prédios. O laço é o símbolo do “Novembro azul”, movimento de conscientização feito em diferentes países, durante todo o mês, para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata e cultivar a saúde do homem. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.
A expectativa é que as atividades desenvolvidas ajudem a aumentar, por exemplo, o índice de exames de toque retal que ainda é considerado baixo. Segundo especialistas, a visita ao médico é fundamental para que a prevenção do câncer de próstata aconteça. Com o diagnóstico precoce da doença, as chances de cura do paciente aumentam bastante.

"A pessoas não têm que se preocupar só com o câncer, mas também com as doenças próstatas, que vêm antes. Os homens devem fazer prevenções porque o câncer de próstata é silencioso, não tem sintomas. Se o paciente tiver casos de câncer na família, o ideal é que aos 45 anos faça a sua prevenção", alerta o Drº José Neto, urologista.
Ainda de acordo com o especialista a incidência do câncer de próstata é alta entre os homens, principalmente pelo preconceito ainda presente em relação ao exame de toque.

MENSAGEM  DE NOSSA PRESIDENTE

" Uma das mais belas compensações da vida é que nenhum ser humano pode ajudar os outros sem que esteja ajudando a si mesmo."
Ralph Waldo Emerson

Procure seu médico e faça seu exame. 


Nenhum comentário: